PARE. Você está procrastinando!

 

tumblr_mjxd1qh3wA1rsoxdpo1_500-thumb-800x600-97855

Você disse ao seu amigo “vamos marcar!” mas nunca marcou. Você precisa estudar para provas, mas fica no celular. Você diz aos seus avôs que vai visita los, mas nunca vai. Trocou olhares com alguém interessante na rua, mas adiou um simples “oi”. Teve uma ideia ótima, mas ela nunca saiu do papel. Sempre sonhou em viajar para um lugar diferente, mas inventa desculpas e dificuldades para não faze la. Olhou para o livro na sua estante, e continuou sem o ler. Teve um trabalho importante, mas deixou para a ultima hora. Mentiu para si mesmo dizendo “depois eu faço” e nunca fez. Quantas oportunidades incríveis foram perdidas por medo, preguiça, atrasos e protelação? Quantas vezes você vai deixar de viver algo, para procrastinar?

tumblr_inline_n78ncctAoc1scxmr4

Depois de meses jogada na cama, perdendo meu tempo com coisas inúteis, como ficar no celular o dia todo, finalmente me perguntei “Por que eu estou perdendo momentos e oportunidades na minha vida?” talvez tenha sido a depressão, o stresse, a vergonha em relação aos outros, timidez ou medo. Ainda que procrastinação seja visto como algo normal entre os seres humanos, não é saudável quando atrapalha o funcionamento da sua vida. Embora você, leitor que por algum motivo caiu aqui, possa não procrastinar grandes compromissos e tarefas na sua vida, já pensou o quanto adiar lhe fez perder algo?

A seguir eu vou dar algumas dicas de como tenho parado de protelar. Embora eu não seja psicóloga, essas dicas realmente tem feito me ajudado.

1- Estimule um tempo para passar nas redes sociais.

O Facebook, assim como o Instagram, Twitter e outras redes sociais ( ou jogos que Candy Crush), são maquinas de procrastinação. O feed infinito de noticias, memes, textos, tretas e besteiróis nos tiram mais tempo do que imaginamos. Ex: Você PRECISA dormir cedo, para estar descansado no próximo dia. Mas abre o Facebook e lá se vão minutos, e até horas desperdiçadas inutilmente. Estipular um tempo para estar das redes sociais lhe impede de perder tempo depois.

tumblr_lt0wixZ9wC1r2ghw8o1_540

2- Desligue as notificações

Você esta concentrado estudando uma matéria ou acabando um serviço, ai derrepente PLIMM! O celular vibra e você precisa saber o que aconteceu.  “Mas e se o crush falar comigo? Se aconteceu um tragédia? Uma Kardashian ficar noiva? A lady gaga morrer???” Independente do que ocorra nas redes sociais, você continuara com coisas a fazer. Desligue as notificações.

3- Se organize da forma certa.

Eu sempre tive mania de fazer listas das coisas que preciso e quero fazer. Contudo, através de um post que li no hypeness, descobri que estava fazendo isso da forma errada, dando espaço para procrastinação.

Ex:Modo errado

  • Arrumar a casa
  • Fazer um ensaio fotográfico
  • Ler um livro

Ex: Modo certo

  • Casa: Lavar a louça, arrumar a cama, varrer a sala, fazer comida.
  • Ensaio: Definir conceito,estudar, procurar locação, procurar modelo, checar disponibilidades e parcerias.
  • Livro: Ler livro ‘x’, da pagina 1 a 35

images

4- Crie metas!

Criar metas e algo muito clichê, em qualquer livro de auto ajuda você pode encontrar um tópico como esse. Entretanto, mesmo sendo uma dica repetitiva, ela funciona. Ex: Queria muito voltar com o Blog, mas por diversos motivos protelei, me dando desculpas como ” isso vai dar muito trabalho, deixa pra lá”. Então criei pequenas metas semanais POSSÍVEIS, como:fazer 2 matérias todo mês, ligar para minha avó uma vez na semana, ler 1 hora no mínimo uma vez na semana, fazer um ensaio fotográfico no mínimo uma vez na semana…

5- Coloque Alarmes no seu celular.

È um pouco chato? È sim. Mas não custa nada botar um despertador no mínimo uma vez no dia te lembrando para ” NÃO PROCRASTINAR”. Serio, tentem, funciona muito. principalmente quando o alarme toca durante aquela olhadinha no feed do Instagram.

6- Regra dos 2 minutos. (Até 5 né)

Conversando com uma psicóloga há alguns dias ela me contou da “Regra dos dois minutos”, é algo bem bobo, mas útil. Se a tarefa ou atividade que você precisa fazer vai durar menos de dois minutos FAÇA AGORA.  Ex: Lavar a louça, varrer a casa, mandar um email, enviar uma mensagem para um amigo ou familiar dizendo que sente saudades, beber agua.

7- Pense no que esta perdendo.

Não é pra ser dramático e melancólico e canceriano(brincadeiras a parte) pensando ” Eu perdi o amor da minha vida ou minha avó morreu e eu não disse que á amava”, apenas lembre que adiar demais não faz bem como forma de lhe incentivar a não procrastinar. Para algumas coisas não temos segundas chances.

8- Sim, você pode fazer amanha. Mas não vai.

Conheça sua personalidade e admita certas coisas como ” eu sei que não vou fazer amanha se não fizer agora”.

Achei esse fluxograma no hypeness, e ache bem louco. Mas realista.

Achei esse fluxograma no Hypeness, e ache bem louco. Mas realista.

9- Faça uma coisa de cada vez.

Sempre me achei uma pessoa multifuncional: Estudava ouvindo musica trocando mensagens, até descobrir que eu consigo realmente fazer muitas coisas ao mesmo tempo, coisas ruins ou abaixo da media. Não é possível se concentrar muitas coisas ao mesmo tempo e ter um resultado final bom em todas elas.

10- Arranje uma companhia.

Pode ser um amigo, namorado, ou até mesmo um colega. Percebi que quando faço atividades envolvendo outras pessoas eu me cobro mais. Ter um cúmplice para fazer uma viagem ou realizar um projeto vai lhe motivar, no sentido de que, se você não cumprir algo, vai ter que passar pela vergonha de dizer que não o fez, por preguiça por exemplo. Além do mais, é mais divertido realizar algumas tarefas na companhia de alguém legal.

image

 

 

4 pensamentos sobre “PARE. Você está procrastinando!

  1. Uma coisa que me ajuda muito a não procrastinar é: não pense, faça. Eu tenho aquelas paradas de ansiedade e tal, daí quando eu tenho que fazer algo eu penso em tudo o que eu vou fazer até concluir, por exemplo: se eu tenho que chegar do colégio e ir tomar banho mas ao invés disso tô deitada na cama pensando em largar o celular, tirar as meias, por a roupa no cesto de roupa suja, caminhar até o banheiro e tomar banho e isso atrapalha muito, tipo, você fica adiando algo simples. Por isso eu tenho tentado largar esse overthinking e só faço 🙂 Ótimo post, Mari!

    • Entendo! Mas eu falei em pensar no sentindo de realizar tarefas grandes, como finalizar um TCC. Pode demorar, mas se você pensar um pouco no quanto será satisfatório no final já ajuda!
      Obrigada Iri, vou dar uma atualizada nesse ponto!

  2. Eu juro que não tô procrastinando, mas salvei aqui rapidinho nos favoritos pra eu ver com calma depois. Um dia quem sabe. HUAHUAHAUAH BRINKS

    Só pra começar: VOCÊ ME DESCREVEU INTEIRINHA no primeiro parágrafo. Juro! Eu sofro muitíssimo com isso, realmente afeta minha vida. Já tentei mudar diversas vezes, mas é difícil pra caramba D:

    Eu amei o post. Vou tentar aplicar alguma dessas coisas, pelo menos aos poucos.

    E sim, o post realmente tá salvo aqui nos favoritos pra me salvar algumas vezes. Espero.

    Arrasou ❤

    http://www.miladamasio.com

Deixe um comentário

