“Advence Style” e a marginalização dos idosos na Moda.

12829043_1720531704861155_5813282337402236480_o

A mídia e todos os veículos de comunicação, em sua maioria, nos acostumaram a assimilar beleza com juventude. È raro ver nas capas de revistas, propagandas na tv e comerciais em geral idosos como modelos de atratividade e encanto, como se a velhice fosse apatica demais para ser elegante, sensual e divertida e bela. Admito eu que já olhei tediosamente para os protagonistas da terceira idade, contudo, nunca é tarde para desconstruir velhos preconceitos.

Batom vermelho, cílios postiços ruivos, cabelo em tom de laranja, e roupa e acessórios azuis combinando. Poderia ser o look de uma jovem blogueira nova-iorquina, mas não, é o look de Leda, uma senhora com mais de 90 anos que nos mostra o que é envelhecer com estilo. Descobri leda, junto a muitas outras mulheres espetaculares por acaso, e soou como um tiro a desconstrução que elas trazem em quesito Moda.

155203_10151246203720148_2046528200_n

cartaz

Após  navegar entediada nas categorias e sugestões do Netflix me deparei com este documentário singular na moda : Advence Style. Com baixas expectativas me arrisquei em assistir e tive uma enorme surpresa, belíssimas senhoras trajando ousadas roupas em meio  a uma discussão sobre o que moda e estilo significam.

47

Parece chato, mas apenas parece. Por diversas vezes entre os 72 minutos em frente a TV me senti emocionada e encantada pelas idosas protagonistas. Ex modelos, donas de brechos, ex dançarinas, ex editoras de revista e muito mais, são marginalizadas na indústria fashion. Ainda que deixadas de lado e apagadas por gerações mais novas, elas sorriem, posam, e fazem de seus corpos molduras para a arte de se vestir.

È evidente que com o envelhecimento vem as limitações, embora tenhamos que refletir mais sobre os muros dos quais cercamos a velhice, personagens como as de “Advence Style” pulam os muros e limitações físicas e sociais com muita elegância. È fascinante acompanhar os relatos maduros de como mulheres com forte personalidade adaptaram seu estilo ao longo dos anos e mantiverem sua essência.

Algumas vezes entre os 72 minutos do documentário vi meu reflexo nessas idosas, e vi nelas, também, uma grande motivação para não desistir de mim, das minhas roupas, estética, cabelo colorido e tudo mais que me torna eu. Se elas conseguiram, por que não eu?

IMG_0351-copy-1024x682

A moda PRECISA olhar mais para os idosos. A marginalização deles em qualquer area é consequência de uma sociedade preconceituosa e limitadora. Embora tenhamos idosos empoderados em plena atividade criativa, é necessario discutir a representativida da terceira idade na midia. È necessario descontruir nossos ideias beleza, por que ainda que sejamos todos diferentes e tenhamos a possibilidade de ignora los, o fato é, provavelmenete, todos um dia vamos envelhecer.

Vamos tratar com mais humanidade a velhice. Idosos tambem sentem, se irritam, querem se sentir bonitos, se olham no espelho, amam, se relacionam e podem ser icones de moda e beleza.

A seguir alguns exemplos de idosos empoderados para admirar o trabalho e estilo:

KARL LAGERFELD – Diretor criativo e estilista da CHANEL

Este slideshow necessita de JavaScript.

IRIS APFEL – Design de interiores e Icone fashion

Este slideshow necessita de JavaScript.

VIVIENNE WESTWOOD – Estilista

Este slideshow necessita de JavaScript.

CARMEN DELL’ OREFICE – Modelo e atriz

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Ao pensar em idosos ou em Avós você ainda tem a imagem de pessoas frágeis em cadeiras de roda ou balaço, usando roupas folgadas e sem graça? Então para tirar de vez essa ideia estereotipada da cabeça, que tal assistir Advence Style?

Ps: BITCHES IM BACK

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s