O lado colorido da força: Como ter cabelos com cores fantasia

image

Em Salvador, onde moro, existem muito poucos profissionais expecializados em cabelos com tons fantasia e todos eles ( até onde eu conheço) cobram muito CARO pelo serviço. Então nos ultimos cinco anos passando por vários salões acabei desistindo deles para aprender como cuidar do meu cabelo sem ter que ficar escrava de cabeleireiros e produtos. Nessa matéria eu vou dar algumas dicas de como ter cores fantasia.

Não sou profissional ou especialista no assunto, o que eu trago é apenas o conhecimento que adquiri pintando os meus cabelos e de alguns amigos.

* Essas são algumas das cores que eu já tive no cabelo.
image

image

A) Conheça o seu cabelo: Ele é seco, oleoso ou misto? Liso, cacheado, crespo ou ondulado? Tem o fio grosso ou fino? Saber tudo isso é  muito importante por que para pintar (na maioria das vezes) processo de descoloração é  necessário, e ele afina e mexe na estrutura do cabelo. Esteja ciente das consequências que os processos podem causar ao seu fio.
Ex: Meu cabelo é cacheado e fino, ele perdi um pouco a definição dos cachos nos processos e quebra mais fácil do que um cabelo grosso.

B) Hidrate! Hidratação é a palavra de ordem. O quanto mais forte ele estiver, melhor aguentará os processos químicos.

C) Decida: Que cor você quer? Vai querer degrade? Mechas? Pintar todo cabelo? Essa escolha vai afetar diretamente no próximo passo que é  a descoloração.

D)Descolora: Descolorir é a parte mais agressiva de todo o processo, ele abre as escamas do fio e muda sua estrutura, deixa mais fino e seco o cabelo ( na maioria das vezes). * Para que a cor fique mais “viva” é preciso passar pelo processo mais de uma vez.

• Procure um bom descolorante para o seu cabelo, não tem um que seja ideal para todos os cabelos. O descolorante da Igorá por exemplo, destruiu meu cabelo, entretanto foi maravilhoso para o cabelo de um amigo.
•Cuidado para não errar nas medidas da mistura. Eu prefiro usar 1 parte de pó e 2 de água oxigenada, dessa forma controlo melhor a descoloração.

♡Descolorido em mechas, camadas, degrade ou por completo:

• Para mechas ou camadas :Separe as partes e prenda o resto do cabelo, cuidado ao prender, certifique se de que não vai manchar outras partes.
• Para degrade: Pegue creme de cabelo( qualquer um serve) e aplique bastante nas partes que não vão  ser pintadas e vá puxando para baixo, dessa forma ajuda que a tinta e o descolorante não criem linhas retas de cor.
• Para o cabelo inteiro: Esteja com um relógio sempre perto, e separe o cabelo por camadas prendendo separadamente. O maior erro de quem pinta o cabelo inteiro e não ter controle sobre quanto tempo a química age em cada parte.

E) Aplicando a Tinta ou tonalizante: antes de aplicar passe creme ou hidratante ao redor do rosto,  as orelhas,no pescoço e no braço. Isso vai evitar que sua pele fique manchada. A aplicação da tinta é igual ao do descolorante, mas o tempo de ação no cabelo normalmente é maior. Leia as instruções na embalagem.

F) Após enxaguar o cabelo seque uma mecha com o secador e certifique se que a cor é a desejada, caso o tom esteja muito fraco aplique a tinta novamente controlando o tempo de ação. Se estiver muito forte: Após algumas lavagens o tom vai clarear. Quando eu pintei meu cabelo de ruivo, para que ele atingisse um tom natural tive de pintar de laranja forte e ao passar do tempo com as lavagens o tom desejado foi obtido.

E SE TUDO DER ERRADO?

Bem, ao longo do processo você pode ter errado em alguma parte: O tom da tinta, o grau do descolorante, o tempo de ação… Pode se tentar corrigir o erro no mesmo dia mas é recomendável que deixe o cabelo descansar uma semana no mínimo. Ninguém quer ver vários fios caindo devido ao excesso de química. E lembre CABELO CRESCE! Deixar de pintar por medo só vai frustrar um desejo, com cuidado e ajuda todos podemos ir para o lado colorido da força ok?

E por último não esqueçam: Hidratação é a palavra de ordem!

Anúncios

2 pensamentos sobre “O lado colorido da força: Como ter cabelos com cores fantasia

  1. Mari eu não sabia que você já teve todos esses cabelos lindossss! aquele azul pastel tá um amor! amei suas dicas, viu? Também aprendi muito com essa jornada de mudanças cabelistícas e se precisar de ajuda é só gritar, viu? PS: é muito bom saber que você já pintou cabelos de amigos <3hahahah
    Beijos.
    garotatrashy.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s