Uma reflexão sobre sereias e imagem feminina / Ensaio Iara

image

Antes de tudo gostaria de explanar que os pensamentos expostos abaixo são pessoais e parte de um processo de construção de ensaios e estudo de moda. Se não tem interesse ou tem preguiça por essa parte as imagens estão no final.

Muitos dos seres mitológicos existentes em livros e estorias refletem medos, desejos e comportamentos da sociedade. Quando criança eu tinha uma relação de medo e fascínio por alguns desses seres, para mim eram lendas que ultrapassavam a imaginação. A maioria dos misteriosos personagens nos livros dos quais eu devorava eram femininos: Bruxas, ninfas, harpias, e sereias. Essa ultima tomou meus pensamentos nos último dias, por que inventariam e teriam medo de uma mulher metade animal? Por que em grande parte das vezes a mulher representa um demônio tentador?

Não se sabe ao certo a origem do mito das sereias, por que em varias culturas existem lendas sobre seres aquáticos que levam pessoas ao mar, entretanto a que mais inspira os contos atuais é o mito da sereia européia . “Iara” é a versão do folclore brasileiro da sereia europeia, as duas representam a dificuldade da sociedade em lidar com o sexo em geral e com a beleza feminina. Traçando um paralelo com a sociedade contemporânea faz me lembrar do discurso machista de “Quanto mais bela e exótica, mais tentadora e maior a fonte do pecado”. Tanto na época atual quanto na Antiguidade ou Idade Media a especie “femêa” e sua natureza são perigosas, por isso (e outros milhares de fatores) somos tão escondidas e inferiorizadas.

As sereias, seres mitológicos tão fascinantes, representam o encanto feminino e o perigo por trás de um animal. Alguns pensadores como Freud, dedicaram se a temas como o fetichismo que relacionam se bem com esses mitos, então, psicanaliticamente falando: O problema não esta no que se vê, mas no que não se vê na parte de baixo. Como fica o psicológico opressor erótico masculino frente a ausência do órgão que “válida” a mulher como objeto de prazer? Seria castração e liberdade sexual feminina?

Para alguns essa matéria pode parecer completamente sem sentido (foi isso que uma amiga disse ao ler), mas não, a Moda não se constrói através de ideias simples e superficiais. Um bom estilista, um produtor ou um jornalista de moda não se limita a conceitos básicos. As ideias acima são são uma pequena parte das minhas anotações/reflexões sobre a tendência do “sereismo” e o fetichismo sobre a imagem feminina(principalmente quando a beleza dessa é tida como exótica), ainda é bem imaturo,mas me norteou, junto a outras referências para tentar produzir o ensaio “Iara”. Que teria se encaixado melhor com o conceito inicial se não estivesse nublado, se a praia não estivesse suja e se a modelo não tivesse faltado…

Confiram abaixo mais algumas referências e o ensaio fail.

image

image

image

image

image

image

image

Anúncios

Um pensamento sobre “Uma reflexão sobre sereias e imagem feminina / Ensaio Iara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s