Ensaio “Eu sou o meu padrão”

image

“Não”. É um sonoro e repetitivo não que ouvimos todos os dias. Dos pais, colegas, amigos, chefes, professores e ademais. São os críticos e padronizados olhos da sociedade que negam a pluralidade de estilos, beleza, gênero, personalidade… Mas a sociedade não são só os outros, somos nós também. Mesmo tentando não julgar, os preconceitos velados e esteriótipos permanecem no inconsciente. É a Ditadura do corpo, da cultura branca, e da busca pela perfeição. A mídia e a cultura ditam discursos sobre “O belo e o feio”  que são reproduzidos pelas próprias vitimas, muitas vezes involuntariamente. O magro se acha “seco” e quer malhar, a gorda se acha feia e quer emagrecer, a negra é excluída e quer alisar, o diferente se sente esquisito e quer se encaixar … Existem exceções nestes exemplos, mas a ideologia massificante é a de que não se é suficiente quando está fora do padrão.

Através de todas essas idéias emaranhadas em minha cabeça eu quis produzir um ensaio que discutisse beleza. Inicialmente eu pensei em algo com nudez e pintura, mas os modelos são meus amigos, pessoais normais e tímidas que já estavam quebrando algumas de suas barreiras para participar, não quis exigir demais, são seres humanos cheios de complexos, tabus e medos. Não telas em branco prontas para serem pintadas.

Felizmente sinto que a arte cumpriu seu papel, ouvir uma amiga que tem problemas de auto estima dizer “PORRA EU ESTOU LINDA” dá sentido ao meu trabalho. A moda não precisa ser inimiga, e ditadora, e a arte deve libertar.

Fotografia e tratamento: João Felipe (@fiipe_jf)
Produção: Mariana Ayumi

image
image

image

image

image

image

image
image

image
image

image

image

Deixe um comentário

