Ensaio “Eu sou o meu padrão”

image

“Não”. É um sonoro e repetitivo não que ouvimos todos os dias. Dos pais, colegas, amigos, chefes, professores e ademais. São os críticos e padronizados olhos da sociedade que negam a pluralidade de estilos, beleza, gênero, personalidade… Mas a sociedade não são só os outros, somos nós também. Mesmo tentando não julgar, os preconceitos velados e esteriótipos permanecem no inconsciente. É a Ditadura do corpo, da cultura branca, e da busca pela perfeição. A mídia e a cultura ditam discursos sobre “O belo e o feio”  que são reproduzidos pelas próprias vitimas, muitas vezes involuntariamente. O magro se acha “seco” e quer malhar, a gorda se acha feia e quer emagrecer, a negra é excluída e quer alisar, o diferente se sente esquisito e quer se encaixar … Existem exceções nestes exemplos, mas a ideologia massificante é a de que não se é suficiente quando está fora do padrão.

Através de todas essas idéias emaranhadas em minha cabeça eu quis produzir um ensaio que discutisse beleza. Inicialmente eu pensei em algo com nudez e pintura, mas os modelos são meus amigos, pessoais normais e tímidas que já estavam quebrando algumas de suas barreiras para participar, não quis exigir demais, são seres humanos cheios de complexos, tabus e medos. Não telas em branco prontas para serem pintadas.

Felizmente sinto que a arte cumpriu seu papel, ouvir uma amiga que tem problemas de auto estima dizer “PORRA EU ESTOU LINDA” dá sentido ao meu trabalho. A moda não precisa ser inimiga, e ditadora, e a arte deve libertar.

Fotografia e tratamento: João Felipe (@fiipe_jf)
Produção: Mariana Ayumi

image
image

image

image

image

image

image
image

image
image

image

image

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s