Artista Aspirante: Verônica Freire

Sem_Ti_tulo_1

Esta matéria é mais uma sobre artistas aspirantes de Salvador. Escrevo desta vez sobre a Fotógrafa (Ruiva, Linda, feminista) Verônica Freire.Camila Veronica è baiana e tem 16 anos. Seu envolvimento com a fotográfia começou bem nova, aos 7. Trabalhou como modelo e aos poucos vem descobrindo mais e se aprimorando nessa maravilhosa arte.

As fotos dela me despertaram uma curiosidade singular. Quanto mais eu olho mais há algo a ser observado. As modelos são de uma beleza simples e intensa que é bem explorada nas fotos. Confiram a entrevista com Verônica e uma seleção de fotos dela que mais me encantaram.

Umolharalternativo: Qual foi seu primeiro envolvimento artístico com a fotografia?

Verônica: Ah, eu comecei cedo mesmo, na fase dos sete anos com uma câmera analógica que era do meu pai. De filme mesmo, sabe? Adorava revelar e ver a alteração dos resultados pelos ângulos diferentes, luzes. Eu sempre gostei muito do visual.

Umolharalternativo: Você fez cursos para se aprimorar?

Verônica: Não. Eu fui descobrindo a câmera sozinha antes de estudá-la, sabe? “Se eu mexer aqui, acontece tal coisa. Ali, altera tal coisa!” haha. Aí parti para a internet e depois de um tempo, eu fiz um curso a distância que a Harvard disponibilizou até.

Umolharalternativo: Quando o profissionalismo tomou lugar do amadorismo?

Verônica: Ainda não me considero profissional. E eu também não anseio me tornar. Existem fases. Eu sei que ainda tenho muito o que aprender, e muito o que gastar (porque fotografia digital não é barata hahaha). Na verdade, eu não anuncio valores de ensaio, não faço propaganda. As pessoas que gostam de alguma coisa me procuram e aí negociamos. A primeira vez que aconteceu eu fiquei realmente surpresa, porém hoje trabalhar de forma remunerada ainda não é minha prioridade.

Umolharalternativo: Como é o processo de crianção da ideia dos ensaios?

Verônica: Muito aleatório. Já vieram de músicas, literatura, alguma discussão interessante, alguma situação cotidiana. Eu gosto muito de me inspirar em escolas literárias, realidades e anseios humanos.

Umolharalternativo: Qual foi o seu ensaio preferido?

Verônica: Além das fotos que tiro de pessoas aleatórias na rua que sou apaixonada, tenho um carinho especial por alguns ensaios que já fiz de uma amiga chamada Laura Soares. O jeito que ela se expressa para a câmera é fascinante para mim, atrás dela. Eu gosto de tudo que acontece de forma natural, simplória, crua. E é isso que ela me passa quando a fotografo.

Modelo: Laura Soares Suas expressões são inspiradoras!

Modelo: Laura Soares

Umolharalternativo: Você tem algum movimento artístico favorito?

Verônica: Passaria o dia tentando explicar dos quais gosto, como gosto, da mescla que crio na mente. Mas basicamente gosto dos movimentos românticos, realistas, simbolistas, expressionismo alemão, etc.

Umolharalternativo: Na sua opinião o crescimento da arte visual e do nascimento de redes sociais como instagram e facebook estamos em um momento de valorização da foto? Ou fotografia. Todo mundo gosta de tirar fotos, fazer selfie, anunciar se na internet com imagens de si…

Verônica: Com certeza. E é algo tanto benévolo, quanto é seu antagônico, sabia? Além do avanço tecnológico e as câmeras super fáceis, totalmente automáticas. Perde um tanto da magia, tira um ponto o mérito de quem estuda, já que alguns conseguem um resultado semelhante só apertando botão. Mas a sociedade é muito ativa, frequente, é uma valorização muito boa para o ramo que já andou muito esquecido, só que em contrapartida as febres passam. Outras tendências virão, e o instagram e o facebook serão palcos de outras peculiaridades.

Umolharalternativo: Quais os fotógrafos dos quais você admira o trabalho?

Verônica: Tenho. E além dos que estão no Flickr e que acompanho em outras redes sociais, sou apaixonada por trabalhos de brasileiros, que começaram de um jeito que me identifico muito. Como Mateus Aguiar, Angelo Bonini. E ah, tenho um amigo grego chamado Giannis Kafouros que possui um trabalho maravilhoso!

Confiram mais do trabalho de Verônica no facebook

IMG_3884IMG_3777

IMG_1132IMG_1271

IMG_1670-2IMG_1713

IMG_3245IMG_3136-3 (1)(IMG_4060

IMG_2028 (1)IMG_4092

Deixe um comentário

