Gordofobia, Capa da Elle, padrões estéticos…

ju-romano-capa-da-elle-plus-size-2

No, trabalho,  no colégio, nas conversas com os amigos, na TV, nos programas sensacionalistas, nas capas de revistas, nos shows de humor, na balada, no mercado.Esta em todo o lugar: A Gordofobia. No Brasil e no mundo o peso é critério de seleção para concursos e vagas de trabalho. Ele é critério para a nossa própria auto estima. Todos temos achismos sobre o belo e o feio, todos temos preferências  e pressupostos, o problema é  querer impor ao outro nossas verdades pessoais.

O ser humano quer se reconhecido e aprovado pelo outro, em um grupo social, nas redes sociais. Quer ser encharcado de elogios, curtidas, “amigos”. Sei que minha fala é tendenciosa e generalizadora, mas dificilmente encontramos exceções. E hoje, na geração das relações superfícias, creio eu, que os padrões esteticos são cada vez mais rasos e as pessoas com sobrepeso são cada vez mais julgadas.

A ciência de que a gordura corporal em excesso é perigosa.”Uns 30% dos obesos podem ter um perfil metabólico e cardiovascular dentro da normalidade. Mas estudos mostram que pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal, ou peso dividido pela altura ao quadrado) superior a 30 sempre têm risco aumentado para doenças cardíacas, vasculares, diabetes e câncer”, O problema é que a ditadura da beleza não se preucupa com a gordura em si, mas com imagem.

É preciso esquecer dos idéias inalcançaveis de perfeição. O ser humano precisa da confiança para de escolher sobre o seu corpo. A beleza é Plural. A moda não se trata de ditadura mas de liberdade.

plus-size-cover-elle-magazine-ju-romano-2

A capa revista Elle desse mês trouxe uma mulher com gorduras e sem Photoshop (Diferente da revista de abril de 2010, da qual a capa trazia uma mulher “acima do peso”, embebida de “correções”” . Ao pela primeira vez fiquei espantada, mas foi um susto bom. “Agora sim eles trariam materias não-hipócritas” foi a primeira coisa que pensei. Mês que vem na capa vai ter uma branca magricela, mas por enquanto à algo a ser comemorado. Vamos comemorar esse lindo momento na mídia feminina. Tabus estão sendo quebrados e preconceitos aos poucos desconstruídos

ju-romano-plus-size-na-elle (1)

E não para por aí, o editorial de moda da revista traz modelos alternativas, negras, e de dreads coloridos! Infelizmente eu vi a imagem rodando  no face e não salvei, mas assim que a revista sair nas bancas eu mostro para vocês!

“Por um lado somos contra as manipulações de fotos e achamos um absurdo o que a mídia faz com a imagem feminina. Mas por outro, não aceitamos de jeito nenhum a visão da realidade, do rosto e do corpo da mulher como ela é na vida real – Sabrina Olivetti

E  pra quem não curtia a matéria, só sinto. TÔ SAMBANDO NO SEU PRECONCEITO!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Gordofobia, Capa da Elle, padrões estéticos…

  1. Mari, muito bom você tocar nessa temática no seu blog, posto que não há um mísero fundamento aproveitável nessa história de diferenciar pessoas. Quanto à postagem, que maravilha termos um espaço para falar num assunto tão delicado/problemático: o desprestígio de pessoas tidas como “diferentes”, algo que sempre existiu e nunca esteve tão explícito. Pra mim é tão simples, mas parece que é pedir demais enxergar o outro além da sua forma física. A hipocrisia nunca foi tratada antes com tanta sutileza. No nosso padrão de sociedade engarrafada, os ignorantes e os demagogos, hoje praticamente indiscerníveis, dessacralizam a imagem e percepção do outro em detrimento a um molde temporal de beleza e conduta. É o padrão e seus chiliques de alta ou baixa temporada que ditam o que é tendência. E nós, atuais revolucionários de videogame – me incluo totalmente aí – só observamos. Ou melhor: “Peço desculpas pelo transtorno. É que eu gosto de ser com eu sou”.

  2. Pingback: Crespas cacheadas e COLORIDAS! |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s