A velha guarda dos cosplays- Parte 1

Iaina Estrela e Giovana augusta. Duas mulheres bem diferentes que tem o amor por cosplay em comum. Elas estão a anos praticando esse Hobbie, algumas já ganharam prêmios internacionais e todas tem muitas opiniões e dicas a dar. Eu, que tanto admiro a cultura japonesa, nunca tive interesse em entender bem o sentido dos cosplays, nem a preparação deles, mas depois de ótimos bate papos com elas passei a admirar muito, e, ver como uma simples ou aprimorada caracterização de personagens pode ser libertador e artístico para os que fazem. Para aqueles que não se aventuraram a conhecer esse fascinante mundo deem uma olhada. Sair da ignorância é MUITO bom! Confiram aos poucos Entrevistas com a velha guarda dos cosplays em salvador!

Eu dividi a entrevista em 4 partes que eu vou liberar aos poucos. A primeira entrevistada foi a Giovana. ( Eu ia postar as 4 entrevistas de vez mas ficou extremamente longo e cansativo!)

Giovana Augusta

Giovana Augusta é carica mas mora em Salvador a quase 10 anos. Estudante de direito na UFBA e foi aluna do Colégio Militar de Salvador. Se considera extremamente nerd, foi criada pelos maiores nerds que conhece. “Gosto de saber, conhecer e fazer de tudo um pouco.”

PhotoGrid_1430188268768

Umulharalternativo: O que é o Cosplay nas suas palavras?

Giovana: Cosplay é um hobby. É o ato de confeccionar e se caracterizar de um personagem ficcional o mais fielmente possível

Umolharalternativo: Como você conheceu o mundo do cosplay?

Giovana:Eu já me fantasiava como meus personagens favoritos desde os 5 anos de idade. Eu assitia Guerreiras Mágicas de Rayeharth e Sailor Moon na televisão e insisti para que minha avó fizesse as roupas pra mim.
Muitos e muitos anos depois, em 2008 eu descobri na internet que, o que eu já fazia a anos, se chamava cosplay. Eu fiz uma grande pesquisa e encontrei grandes cosplayers nacionais e internacionais, os quais eu acompanho desde então.

Umolharalternativo: Quais são seus cosplayers preferidos?

Giovana: Hoje em dia eu posso dizer que meus cosplayers favoritos são Yaya Han, Mango Siren, Reika, Knitemaya e God Save The Queen Fashions.

Umolharalternativo: Você já sofreu algum preconceito por praticar esse Hobbie?

Giovana: Claro. Como todo hobby as pessoas fora dele não entendem seus motivos. O nome da minha página, a minha persona no cosplay, é Mad Cosplay (Mad de raiva). Já vieram me perguntar se eu era maluca e se o “mad” queria dizer isso. Eu respondi que não, que eu era bem normal, levava uma vida comum e que nas horas vagas eu me divertia criando e usando essas roupas. Não muito tempo depois as pessoas que não me entendiam muito bem e viravam as costas pra mim começaram a me procurar e dizer que achavam meu hobby corajoso. Hoje, como está na moda, essas mesmas pessoas me pedem dicas de como fazer o primeiro cosplay delas. No fim, era tudo uma questão de perspectiva. Bullying e cosplay é sempre uma questão popular. Porque as pessoas que fazem cosplay, geralmente eram pessoas mais timidas e pouco compreendidas na infância, e tem como escapatória o cosplay, pra encontrar mais pessoas que as entendem e compartilhar um gosto em comum num lugar onde são aceitos.

Umolharalternativo: Quem diria que são timidos! Os Cosplayers  passam uma imagem tão corajosa com toda pose e atitude! Mas a aceitação do publico melhorou?

Giovana: Hoje em dia posso felizmente dizer que os cosplayers mais novos não chegaram a passar por esse tipo de situação, foram melhores aceitos. Mas os cosplayers mais antigos tiveram que ouvir e encarar muita coisa pra deixar o cosplay tão popular e acessível

Umolharalternativo:  Que dica você daria pra quem está começando?

Giovana: Faça o seu dever de casa. Tenha calma, Planeje com antecedência. Muita antecedência. É muito comum virem me procurar faltando 20 dias pro próximo evento da cidade, porém fazer um cosplay em 3 semanas é coisa de quem tem mais experiência, já sabe o quê e como vai fazer tudo. O primeiro passo é sempre achar um cosplayer que segue um estilo que você quer seguir e, observando-o, aprender mais sobre as técnicas que ele utilizou e como ele faz para se planejar. Uma lista de partes da sua roupa com os possíveis materiais e com as técnicas para fazer cada uma das partes ajuda muito e é algo que todo cosplayer, do mais novo ao mais pré-histórico, faz, sem exceção. Para as técnicas que você vai provavelmente precisar aprender, a internet existe. Nada do que uma boa pesquisa não resolva, hoje em dia existe tutorial para tudo! Com vídeos explicativos e passo-a-passo detalhado. Só precisa escolher o seu.Paciência e boa sorte!

PhotoGrid_1430188460373

Umolharalternativo: Qual um pode fazer Cosplay?

Giovana: Definitivamente. Se eu, que sempre fui a menina estranha da sala, posso fazer cosplay de uma mulher sexy ou de um garotinho de 11 anos, qualquer um pode fazer cosplay!

Umolharalternativo: Da até vontade de entrar nessa do jeito que você fala! Qual foi o seu cosplay que você mais gosta?

Giovana:Pergunta difícil, já que, como eu quem faço todos eles, eu tenho um lugar no meu coração para todos. São como filhos meus. Eu faço cosplay de homens e mulheres. Se for para escolher uma mulher, seria a Asuka do anime Neon Genesis Evangelion. A personagem sempre foi uma inspiração pra mim, e ela me proporcionou grandes oportunidades, além de ser super confortável e sexy. Agora um menino, acho que eu teria que escolher o Anduin Wrynn do jogo online World of Warcraft. Fiz o meu melhor cosplay em apenas 16 dias, tive a oportunidade de fotografa-lo na praia de Itapoã no raiar do dia criando as fotos mais impressionantes que tirei na vida, foi também a melhor transformação que fiz, até hoje em sites relacionados ao jogo minha foto aparece causando intriga nos comentário sobre eu ser ou não um homem de verdade. E também foi a primeira vez que um site internacional divulgou o meu trabalho. Sou muito orgulhosa dele.

10658818_916560115039149_2326073882161257509_o

Umolharalternativo:Você já ganhou alguma competições,prêmios, campeonatos?

Giovana: Já sim, alguns deles. Fiquei em primeiro lugar em duas categorias com o Syaoran Lee do anime Sakura Card Captors. E em primeiro lugar no  Anipólitan 2013 com o E.V.A. Unidade 02 de Neon Genesis Evangelion.

Umolharalternativo: Qual foi sua maior dificuldade pra fazer os cosplays?

Giovana: Aprender a fazer! Eu olho pra trás e eu não sabia de nada. Eu não gosto muito de costureiras (conheço umas muito boas, por sinal, mas eu sou ciumenta), então tive que aprender a fazer tudo eu mesma. Eu comecei muito por baixo, não era nem um pouco boa e usava os materiais errados.  Uma outra coisa que era o fim pra mim era a maquiagem, aprendi a gostar dela usando cosplay e eu era muito ruim no início. Até hoje ainda acho que estou aprendendo o ofício.

Umolharalternativo: Pra você como animes, cosplays e games asiáticos influenciam na moda mundial?

Giovana:Eu penso que é o contrário, que o anime é uma tradução de um estilo da época e lugar em que foi feito. Gosto de pensar que é um meio de transporte do estilo oriental para o ocidente e que ajudou a difundir não só estilos roupas como para maquiagens, penteados e comportamento no geral. Foi pelos animes que nós do ocidentais conhecemos coisas como sobreposições de blusas, o olho gatinho e o estilo marinheira voltou a moda.

FB_IMG_1430186497256

Cosplay de Ruby Rose

Umolharalternativo: Qual vai ser seu próximo cosplay? E onde você vai apresentar ele?

Giovana: Tenho dois novos cosplays se aproximando depressa para o Gamepólitan 2015, no Centro de Convenções da Bahia. Eu trabalharei de coordenadora da arena 5×5 nesse evento. Nessa arena acontecerão dois campeonatos presenciais de jogos online: Cross Fire e League of Legends.No sábado estarei vestida com uma roupa cosmética do jogo Cross Fire, chamada The Arch: Marshal (Black List). No domingo estarei usando a versão clássica da personagem Ashe do jogo League of Legends. Estarei no evento organizando a área e disponível para tirar fotos com os fãs dos jogos.

Umolharalternativo: Muito obrigado mesmo Giovana! Foi ótimo ouvir tudo isso de você! Aprendi bastante a espero que os leitores do blog aprendam também!

Giovana: Só queria agradecer essa oportunidade, espero que com tudo isso esteja ajudando alguém a seguir com seu hobby independentemente do que seja e que as pessoas sejam mais leves e se divirtam. Muito obrigada.

Essa é a pagina da Giovana sobre os cosplays. Curtam no face!

Deixe um comentário

